Alívio imediato da crise de dor da hérnia de disco

A hérnia de disco comprime e pinça o nervo mais próximo, com isto provoca inflamação, dor na coluna, ciática e nas pernas; desta forma o bloqueio eficiente da dor é feito quando aplicamos de forma precisa o anestésico e antiinflamatório, no local da hérnia: o alvo da dor. A técnica de injeção que utilizamos pode ser feita em qualquer ponto da coluna que esteja doendo: pescoço, dorsal e lombar. Já foi padronizada como tratamento imediato nos Estados Unidos e Europa.

A melhor forma de fazer o alívio imediato da dor é a realização do Bloqueio guiado ao local da hérnia, pelo forame vertebral do nível da coluna que estiver acometido, com uma punção feita do lado mais dolorido, direito ou esquerdo, assim no procedimento a ponta de uma agulha fina é introduzida de forma lenta guiado pela visão da imagem do Raio X (radioscopia), dirigida pelo Laser, até o alvo da dor. Veja nas fotos a seguir:

Infiltração direto no alvo: guiada por Raio X e Laser


Como este procedimento é realizado no CTIDor?

Este procedimento é realizado com anestesia local no moderno laboratório de radiologia do CTIDor. Consiste na punção e infiltração da medicação no alvo da dor, com o uso de uma agulha muito fina especialmente projetada para cada caso. A ponta da agulha é introduzida desde a pele até a coluna, é posicionada exatamente no local da hérnia com o auxilio de um aparelho de raio X, chamado Arco em C, este permite a visão de radioscopia dinâmica, a imagem de raio X é vista a cada momento até chegar no alvo.

Técnica de injeção cuidadosa gera conforto e segurança

Tudo é feito para gerar conforto, pois o paciente com dor é muito sensível, vale a máxima: “todo cuidado é pouco”.

Posição do paciente: O paciente é colocado deitado na posição mais confortável possível, com ajuda de travesseiros e suportes acolchoados especiais da marca Oakworks.

Anestesia local na pele: Para iniciar é feita anestesia local na pele com uma agulha hipodérmica, tão fina quando um fio de cabelo, lentamente o anestésico xilocaína e injetado até a região da punção ficar adormecida e anestesiada.

Punção: uma agulha especial de bloqueio (seta amarela) é introduzida de forma lenta, guiada pela imagem de Raio X até o local exato onde a hérnia comprime o nervo. Neste procedimento nós infiltramos anestésico local, injetamos ozônio, este gás, também é capaz de reduzir os pequenos nervos do disco, que fazem a hérnia doer tanto. No final colocamos corticóide especialmente fabricado para este procedimento: sem conservantes, de alta potência, pequenas quantidades e viscoso, para que a ação antiinflamatória seja somente no local da hérnia. Este procedimento, também é um teste, pois permite confirmar de forma mais exata o local que está produzindo a dor.

Bloqueio da dor na hérnia de disco L4-L5


Fotos: imagem de raio X mostra a ponta da agulha exatamente no local da Hérnia do disco L4-L5 (seta verde), como pode ser comprovado no exame de ressonância lombar (seta vermelha). A punção foraminal é um tratamento imediato dirigido ao alvo pelo raio X, como demonstrado acima: injetamos o analgésico no local exato onde a hérnia inflama o nervo e provoca a dor na lombar, ciática e nas pernas.

Bloqueio da dor na hérnia de disco cervical C4-C5


Fotos: imagens de raio X em duas posições diferentes (obliqua e frontal) mostram a ponta da agulha exatamente no local da Hérnia do disco C4-C5 (seta verde), local exato diagnosticado na ressonância magnética cervical (seta vermelha), na foto à direita. A punção foraminal cervical é um tratamento imediato dirigido ao alvo pelo raio X, como demonstrado acima: injetamos o analgésico no local exato onde a hérnia inflama o nervo e provoca a dor no pescoço e braços.

Bloqueio Foraminal guiado por imagem radioscopia

No CTIDor nós reduzimos imediatamente a dor com a realização do bloqueio analgésico no local preciso da hérnia, procedimento chamado Bloqueio Foraminal guiado por imagem de radioscopia, com ele é possível a melhora imediata da dor já na hora do primeiro atendimento. Com este tratamento inicial o paciente pode ter uma grande melhora e pode esperar por um tratamento definitivo, com muito mais conforto, sem sofrimento e com a sua função preservada. Qualquer região da coluna pode ser acometida, as mais freqüentes são: cervical e lombar. O quadro clínico do paciente, assim como, os exames podem ajudar a determinar o nível a ser bloqueado. Na região lombar os níveis mais acometidos com hérnia de disco são L4-L5 e L5-S1.

Punção e bloqueio da dor na hérnia discal L5-S1


Nas fotos mostramos a punção foraminal dirigido pelo raio X até o local exato da hérnia de disco no nível L5-S1, mostrada pela ressonância lombar. Na punção a ponta da agulha é posicionada exatamente no local onde é feita a infiltração da medicação para o alívio imediato da dor.


O Resultado

Este procedimento tem sido considerado o tratamento mais eficiente e rápido, quando comparado a medicação oral, intramuscular ou na veia, pois a melhora é imediata e são poucos os efeitos colaterais, quando ele é bem realizado.