Vertebroplastia e Cifoplastia

Dor na coluna por fraturas das vértebras

O tratamento da dor provocada pelas fraturas das vértebras da coluna pode ser feito com procedimentos minimamente invasivos, como: uma punção com a injeção de cimento, metacrilato, dentro da vértebra, com o objetivo de promover a estabilização e alivio da dor.

A dor da fratura na coluna ocorre mais na dorsal e lombar, pode começar subitamente, após quedas e acidentes em pacientes com osteoporose e outras doenças que enfraquecem os ossos.

Os procedimentos utilizados são a Vertebroplastia e a Cifoplastia. Somente as fraturas recentes se beneficiam destes procedimentos, por isto é necessário ser realizado de imediato, logo após o início da dor.

Depois de uma fratura a vértebra fica amolecida e instável, ocorre achatamento, principalmente na parte de cima da vértebra, isto pode causar muita dor e deformidades na coluna, como o encurvamento que pode piorar muito a postura do paciente e dificuldade no equilíbrio para caminhar. Este tratamento se feito logo no início do quadro pode restaurar a altura da vértebra e corrigir o encurvamento, em muitos casos, sem a necessidade de uma cirurgia aberta.

Vertebroplastia no tratamento da dor na coluna

Na vertebroplastia, por meio de uma única punção guiada pela visão do raio X, realizamos a injeção da substância metilmetacrilato, na forma pastosa, dentro do osso, logo após alguns segundos ela endurece ficando dura com uma pedra, estabilizando a fratura por dentro. Quando o metilmetacrilato endurece, por meio de uma reação química, desprende calor no local e provoca lesão de pequenas terminação nervosas responsáveis pela dor que o paciente sente, produzindo assim efeito analgésico e desparecimento da dor.

A vertebroplastia e feita com anestesia local e sedação, o paciente fica deitado de costas pra cima, dura de 1 a 2h, a melhora da dor é imediata na maioria dos casos. É necessário internação hospitalar por um dia, após a alta o paciente pode voltar as suas atividades normais.

Cifoplastia no tratamento da dor da coluna por fratura

As fraturas dos corpos vertebrais causam muita dor e deformam a coluna, podem ser tratadas com um procedimento mais avançado que a Vertebroplastia, a Cifoplastia, neste procedimento é possível por meio de duas punções colocar cânulas dentro das vértebras e por dentro delas colocar balões no corpo da vértebra e insuflar com muita pressão a ponto de restaurar a altura da vértebra achatada e depois colocar o cimento no local da cavidade criada na tentativa de restaurar o tamanho da vértebra, estabilizar a fratura e produzir o bloqueio da dor semelhante ao que ocorre na vertebroplastia, com mais eficiência.

Cifoplastia: como é o procedimento e o resultado

O procedimento é feito com anestesia local e sedação. Após se identificar a vértebra com a fratura recente no exame de ressonância, o paciente é colocado na posição deitado de costas pra cima, um aparelho de raio X é posicionado sobre a área da coluna onde será o procedimento, por exemplo, L2 (segunda vértebra lombar) fazemos uma punção de cada lado da vértebra com agulhas finas , tudo guiado pela visão da imagem de raio X, depois por meio de um sistema de fios guias de aço, colocamos uma cânula oca de cada lado da vértebra, por dentro destas cânulas introduzimos balões dentro do corpo da vértebra e insuflamos a vértebra, de dentro pra fora, com o intuito de restaurar o tamanho natural, assim como corrigir o achatamento causado pela fratura, na cavidade aberta dentro da vértebra com os balões, nós introduzimos o metacrilato na forma pastosa, depois de alguns segundos ele endurece e fica igual a pedra, estabilizando a coluna e aliviando a dor. O procedimento quando é feito de forma precoce e com a técnica rigorosa tem altas taxas de sucesso. O procedimento dura 2h, é necessária a internação por um dia e o paciente pode voltar a suas atividades logo após a alta.