Infiltração de Articulação, Tendão e Bursa Guiada por Imagem

Infiltração intra-articular

Dor provocada por inflamação, artrite, artrose ou trauma de uma articulação como ombro, quadril, joelho e outras, podem ser tratadas com injeção direta dentro da articulação de antiinflamatórios, viscossuplementos e vários medicamentos analgésicos com muito bom resultado.

Como é o procedimento:

No ponto específico da pele em cima da articulação, é feita anestesia local e em seguida a punção com uma agulha especial muito fina. A agulha é introduzida devagar guiada pela visão do Raio X, da pele até uma posição exata dentro da articulação; após se constatar um bom posicionamento, realizamos o teste com a injeção de 1 ml de anestésico caso a dor passe, imediatamente, tem-se a certeza que o local está correto, assim fazemos a infiltração do corticóide e analgésicos com ação prolongada. A infiltração articular também pode ser guiada pela ultrassonografia, com muito bom resultado e conforto para o paciente.

 

Alívio da dor articular com muito bom resultado

A infiltração do quadril, joelho e ombro são as mais comuns, quando bem indicada, o resultado é imediato a grande maioria dos pacientes obtém melhora muito significativa da dor por meses, o que propicia uma boa reabilitação e fisioterapia; passo decisivo na estabilização articular e prevenção de recidivas. As infiltrações guiadas podem ser repetidas, como rotina até três vezes ao ano, com corticóide ou ácido hialurônico ou ambos.


Infiltração articular guiada por RX usando contraste e ozônio para comprovar a posição exata da ponta da agulha


Infiltração dos músculos no tratamento da dor miofascial

A dor miofascial pode provocar muito incapacitação e prejudicar as funções do paciente, imediatamente após o seu início, como no caso do torcicolo, por exemplo, a realização do procedimento de infiltração proporciona melhora imediata, enquanto que a resposta ao medicamentos orais pode ser demorado e o paciente sofrer muito até a melhora.

A dor miofascial é a dor relacionada aos músculos e seus envoltórios; pode ser tratada com infiltração do músculo nos pontos mais dolorosos ou pontos-gatilho. Pela queixa e localização da dor, feita pelo paciente, podemos identificar o músculo que dói e fazer a infiltração. Os músculos mais superficiais os pontos da infiltração podem ser puncionados com agulha muito fina guiada pela visão da ultrassonografia, os músculos profundos como os próximos a coluna que podem doer muito causar dor lombar e nádegas, também, são puncionados com a visão do Raio X. Utilizamos agulhas muito finas e anestesia local da pele até o músculo dolorido.

Infiltração dos músculos com Botox no tratamento da dor miofascial e contraturas

O músculos muito doloridos que apresentam espasmos e contraturas e não respondem a injeção do medicamento anestésico e antiinflamatório, são tratados com a infiltração de Botox com muito boa resposta.

Figura:RX da região lombar ao lado da coluna: mostra as ponta das agulhas na posições exatas nos músculos do ilio-psoas (seta acima) quadrado lombar (seta abaixo), a injeção de contraste comprova a localização exata, observada com a disseminação do líquido ao longo do músculo. Após mais esta comprovação realizamos a injeção do Botox no tratamento da dor miofascial lombar refratária.

&bnsp;


Infiltração de tendinites e bursites

Tendinites e bursite são quadro frequentes e podem se tornar crônicos. O tratamento imediato pode ser feito com a infiltração correta exatamente no local da inflamação. A punção pode ser feita guiada pela visão do Raio X ou da Ultrassonografia, depende muito de qual seja o tendão ou bursa dolorosa. Com anestesia local e uma agulha muito fina puncionamos o local da inflamação e infiltramos uma pequena quantidade da medicação exatamente no alvo, a melhora costuma ser imediata e duradoura, na maioria dos casos.< br/>

Infiltrações nas dores e tendinites das nádegas e coxas: tratamento da dor na síndrome do piriforme e glúteo médio