Hidrodiscectomia Percutânea Com SpineJet

As hérnias de disco contidas que provocam muita dor irradiada ou radicular na coluna lombar podem se beneficiar da Nucleotomia com Spinejet, com este procedimento realizamos a retirada de parte do núcleo do disco hérniado, isto causa uma descompressão imediata: O disco murcha reduzindo o tamanho da hérnia e a compressão dos nervos e raízes próximas. A característica do spinejet é que a retirada se dá pela injeção de soro fisiológico por dentro do disco com um fluxo em altíssima velocidade, o jato de líquido pulveriza, pelo atrito, a massa do núcleo discal, em seguida ocorre a aspiração do material discal, é muito eficaz, pois a retirada destes fragmentos é feita sem provocar distensão do disco. No procedimento o sistema Spinejet utiliza uma sonda especializada composta de cabo e ponta, fica acoplada a um aparelho por meio de canos finos de plástico, sistema totalmente vedado. A ponta da sonda especializada é colocada dentro do disco herniado, ela é formada de duas partes: uma parte esguicha o soro e outra que capta e aspira o material discal pulverizado. Quando o aparelho que cicla o sistema é ligado ele impulsiona o soro fisiológico dentro do disco a uma altíssima velocidade de forma que o fluxo em alta velocidade pulveriza o núcleo do disco próximo da ponta, esta mistura de soro e diminutos pedaços do disco são captados e aspirados pela sonda e levados pelo fluxo dentro de canos plásticos até um sistema coletor, os ciclos ocorrem em milissegundos.

Como é o procedimento com o Spinejet no tratamento da hérnia discal lombar

A nucleotomia, ou seja, retirada de parte do núcleo dos disco herniado utilizando Spinejet, é feita com anestesia local e sedação, dura cerca de 1h, na técnica uma punção discal com agulha fina guiada pela imagem do raio X serve para se colocar uma cânula dentro do disco até o núcleo da hérnia discal e por dentro desta cânula se introduz a sonda que injeta soro em alta velocidade a ponto de pulverizar a massa de colágeno do disco hérniado e em fração de segundos aspira tudo durante o procedimento o Médico muda a ponta da ponteira dentro do disco, de acordo com a localização da hérnia, no sentido de aspirar os locais mais próximos da compressão. A sonda é conectada a uma maquina que realiza todo trabalho, os micropedaços aspirados são coletados em um recipiente da máquina, para se saber o quanto de massa do disco e da hérnia foi retirado, o circuito é completamente fechado e estéril.

O Resultado

Pacientes com quadro de dor lombar irradiada, dor radicular provocado por pequenas hérnias lombares contidas (até 5mm) são os que mais se beneficiam desta técnica. O paciente deve usar colete por três semanas após o procedimento, utilizar analgésicos e fazer reabilitação da coluna para garantir o resultado.